sábado, março 18, 2017

(Mitologi) Uttu

sábado, março 18, 2017

Uttu (ás vezes chamada de Deusa Aranha) é a deusa suméria das artes domésticas, da tecelagem e vestuário, às vezes confundida com Utu/Shamash, o deus sol sumério. Ela é filha dos deuses Enki e Ninkurra, e bisneta de Ninhursag. Na produção de tecidos, ela compartilha com as mulheres humanas o seu dom criativo. Acreditava-se que Uttu fosse o modelo sumério de uma esposa perfeita. De fato, em um dos mitos tardios, Enki encarrega Uttu de tudo que era relacionado com as mulheres. Acreditava-se também que ela ajudava as mulheres com dificuldades no parto.
Sua maior participação nos mitos sumérios se dá no ciclo incestuoso de relações sexuais entre Enki e sua descendência. Após Ninhursag abandonar Enki e deixar a morada dos deuses, Dilmun, Enki seduziu e se relacionou sexualmente com sua filha Ninsar. Ninsar deu a luz a Ninkurra, que por sua vez também foi seduzida por Enki, e posteriormente deu à luz a Uttu. Enki tentou de todas as formas seduzir Uttu. Uma versão da história conta que Uttu buscou conselhos com sua bisavó Ninhursag, que a aconselhou-a a evitar as margens do rio e, assim, escapar das investidas de Enki. Já outra versão conta que Enki consegue seduzir Uttu e ter relações sexuais com ela.
Antes que Uttu engravidasse de Enki, Ninhursag retira todo o sémen do ventre da deusa e o derrama sobre a terra, onde sete plantas germinam rapidamente. Eventualmente Enki se alimenta dos frutos dessas plantas, e acaba adoecendo, ficando com inchaços em sua mandíbula, dentes, boca, garganta, em seus braços, pernas e também em suas costelas. Apesar de ser parte do plano de Ninhursag para se vingar do ex-marido, no fim, ela acaba se arrependendo, e ajuda seu ex-marido, criando deuses para cuidar de cada uma das enfermidades dele.


Créditos: Portal dos Mitos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Celtic Woods © 2014